Calendário

 

 

Selo amizade

 

Relógio

 


 

Mascote

Photobucket

 

Visitas


Musica

 


Arquivos





Participo

meu cartão

Fórum


Créditos

 

  Powered by Blogger

 


Webset  by © KissDesign Website

 

.:: Livro de Visitas ::.                .:: Email ::.

 

  sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Happy Halloween!

Hoje dia 31 de Outubro, é o famoso dia das bruxas, ou tipicamente falando, o Halloween. Halloween tem origem na igreja católica. Antes dos meus dez anos não fazia a mínima ideia do que isto era, nem sequer tinha ouvido falar nisto antes, por tanto pra mim o dia 31 de Outubro era um dia igual a todos os outros sem nenhuma data em especial. Quando cheguei ao 5º ano de escolaridade, tive pela primeira vez a disciplina de Inglês e aí a professora explicou o que era, e até começamos a fazer uma festa de Halloween na escola. Foi giro, muito giro e a partir daí, lembro-me, que trouxemos para Portugal uma de tantas outras tradições inglesas.
O que mais fascina em todos os jovens, é a parte do trick-or-treat, falando em português, doçuras ou travessuras, aquela brincadeira que já todos vimos nos filmes, que as crianças vão mascaradas bater de porta em porta a dizer doçuras ou travessuras, claro que a maioria oferece guloseimas, mas há sempre um ou outro que prefere não dar, têm depois uma vingançazinha por não terem contribuído. Digamos que este é um dia bastante bom para todos os gulosos, enchem a barriguinha sem gastarem dinheiro.
Uma outra coisa que caracteriza este dia, são as velas dentro das abóboras, que provavelmente têm origem no folclore irlandês. Conta-se que um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de Outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar a sua alma. Desesperado Jack implora por mais um copo e o diabo concede, ou não fosse ele diabo para deixar que alguém continuasse na desgraça. Jack estava sem uma única moeda e pede ao diabo que se transformasse em moeda, e este concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o diabo suplica-lhe que o deixe sair e Jack propõe um trato, libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack muda seu modo de agir para com sua esposa e filhos, também começa a frequentar a igreja e até a fazer caridade. Mas esta mudança não dura muito tempo, não. No próximo ano, na noite de 31 de Outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack da Lanterna, na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa. Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack da Lanterna. Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de Outubro. É Jack, procurando um lugar.
As bruxas têm um papel importante no Halloween. Não é à toa que ele é conhecido como o dia das bruxas em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações, no dia 30 de Abril e no dia 31 de Outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam numa festa chefiada pelo diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno. Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa! A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos. O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.
Sinceramente não acredito em bruxas, mas que as há, lá isso há. Quis partilhar convosco este conto para adoçar este dia de Halloween. Desejo a todos uma óptima noite e que se divirtam muito esta noite…ah! Não comam muitos doces porque faz mal à barriguinha e aos dentinhos.


Trick-or-Treat?

Significados de alguns simbolos:
A aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.




A abóbora- significa a fertilidade e a sabedoria.



O caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.





A vassoura: simboliza o poder feminino que pode efectuar a limpeza da electricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.




As moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.




Os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.






O morcego - simboliza a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.




O sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.




Gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Universo
As cores:
Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagens para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampírica a energia vital encontrada na cor laranja.
Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.
Roxo - cor da magia retratística.

Postado por:Borboleta às 07:30

3 Comenta aqui...

 

 

Padrinhos

Daniela
Eliane
Lia Gomes
Kell
Leila
Tuga
 

Afilhados

Jorge
Mascote
 

Para ti

Ofereço
 

Presentes ganhos

Awards
Presentes
 

Videos

Executei
Favoritos
 

Ando aqui

Ciganita
Hi5
danizitah
Optimustag

Mural

 

Amigos

Albana
Barani
Catarina
Luxxita
Jorge
Mariana e Miguel
Marina
Marta
Mascote
Momentos
Nanda
Paulo
Profeta
Rain Sister
Rute
Sofia
Tuga

Sites

Fc do Porto
Inter
Wikipédia
Photobucket
Apahe
Tuga
Lenyf
Lia
Leila
Kell
Daniela
Cacau

Boas causas

width="11" height="11">




Prémios









































































Photobucket